Conheça as novidades e os preços do novo Porsche Cayenne!
Foi no museu da Porsche, em pleno "coração" da marca, em Zuffenhausen, próximo de Estugarda (Alemanha), que um grande espectáculo de música, coreografia e vídeo deu as boas-vindas à terceira geração do Porsche Cayenne. Que visualmente já tínhamos desvendado na manhã de segunda-feira, mas que encerra muitas novidades que merecem ser esmiuçadas e destacadas. Porque, como afirmou o presidente da marca, Oliver Blume, a propósito da música que acabar de tocar, "foi uma sinfonia de vida e de diversidade, como sucede com o novo Cayenne".
Comecemos, pois… pelo fim! O novo Porsche Cayenne chegará ao mercado nacional no dia 2 de Dezembro, mas as encomendas podem começar desde já para as duas versões de lançamento: o Cayenne com o motor 3.0 turbo de 340 cv (mais 40 cv que o antecessor) e 450 Nm, por 101.460 €; ou o Cayenne S com o V6 2.9 biturbo de 440 cv (mais 20 cv que a geração anterior) e 550 Nm, por 119.454 €. Este último pode receber um "pack" Sport Chrono que lhe permite chegar aos 100 km/h em apenas 4,9 s!
De Diesel nem se falou na apresentação do novo Cayenne, numa altura em que esses modelos da Porsche estão "debaixo de fogo". Mas abordou-se a temática híbrida, com o presidente da marca a prometer novidades: "O Cayenne vai aproveitar a nossa estratégia híbrida, vão ficar surpreendidos!". Fala-se numa versão híbrida "plug in" de topo, com a mecânica estreada recentemente no Panamera Turbo S E-Hybrid, com 680 cv!
Mas também na lateral há sinais desportivos, como o tejadilho 1 cm mais baixo, rodas de maiores dimensões e o pilar C mais inclinado. Por fim, na traseira, uma barra de luz une as ópticas mais estreitas e dinâmicas, naquela que será a zona do Cayenne que sofreu maior transformação. E é também aí que se "esconde" uma das maiores evoluções, com a bagageira a ganhar 100 litros de capacidade, chegando aos 770 litros.
O habitáculo mantém, no geral, as linhas do Cayenne, com destaque para os apoios dos braços à frente, mas ganhou um novo painel de instrumentos com o Porsche Advanced Cockpit, à semelhança do do Panamera e um enorme ecrã táctil de 12,3 polegadas que ainda enfatiza mais a elevada largura do "tablier". "Nada mudou nas várias gerações do Cayenne, excepto que cada uma tem sido melhor que a anterior. Nesta conseguimos aperfeiçoar todos os aspectos", disse Oliver Blume.
Em termos dinâmicos, a Porsche anuncia que o Cayenne está mais desportivo que nunca. O conceito de pneus mistos (medidas diferente nos dois eixos) e um chassis leve foi herdado directamente do 911. "Nunca o Cayenne teve tanta coisa do 911!", adiantou Blume. O Porsche 4D Chassis Control foi desenvolvido quase a partir do zero para este Cayenne (só se mantém a suspensão activa PASM que é de série), contando com eixo traseiro direccional de funcionamento eléctrico. Fora-de-estrada, o Cayenne continua com a extrema eficácia que sempre mostrou, podendo seleccionar-se quatro modos de funcionamento do sistema de tracção integral, em consonância com o terreno pisado: lama, gravilha, areia ou rochas.
Por fim, refira-se que é o Cayenne que tem a honra de estrear mundialmente os novos travões com um revestimento em carboneto de tungsténio. Esta inovação chama-se Porsche Surface Coated Brake (PSCB) e estará disponível em opção, contribuindo para melhor travagem e maior resistência à fadiga. Porque, apesar da "dieta" de que foi alvo, o Cayenne ainda anda perto das duas toneladas e tem prestações de desportivo, por isso é preciso algo que o consiga parar eficazmente!
Porsche Cayenne 3.0 turbo de 340 cv - desde 101.460 €
Porsche Cayenne S V6 2.9 biturbo de 440 cv - desde 119.454 €